Copyright Disclaimer

Do not reproduce any of my texts published here. Plagiarism will be detected by Copyscape.



quinta-feira, fevereiro 05, 2009

Ética e Poesia Virtual/Fóruns e Internet

Soaroir de Campos
5/2/09 SP/SP









Na minha opinião, nesses nossos dias, a melhor pessoa para falar de ética é o Professor titular de filosofia na Universidade de São Paulo, Renato Janine Ribeiro .
Enquanto aguardo um retorno dele sobre “Ética e Poesia”/"Fóruns e Internet", tenho a dizer o que segue:

---

Um moderador é uma pessoa de confiança do administrador do fórum que o ajuda a manter o andamento do fórum de acordo com sua meta inicial. Para alguém se tornar moderador, a ética da internet rege que o candidato deve:
1. Conhecer a meta do fórum e zelar por ela.
2. Conhecer uma boa parte dos membros.
3. Saber utilizar o poder moderador de modo a não abusar do tal.
4. Mostrar-se capaz de "conversar" com os membros [sem flaming] que não se comportam antes de utilizar bans e locks.

Um ponto principal da moderação é que apesar do moderador receber poderes de trancar ou banir membros temporariamente, a ética da internet rege que tais poderes são utilizados como último recurso. O caso mais conhecido onde o moderador é posto à prova é conhecido como “Flame War”, no qual dois ou mais membros escrevem post após post ( e não e-mails/lamentos reservados) acusando ou brigando com outros membros. A ação a ser tomada não é remover o post (mais sobre isso será discutido adiante). Primeiramente, o moderador deve postar um pedido educado para que parem a flame war e que se tal discussão ainda seja necessária entre os membros envolvidos, que por favor utilizem o sistema de mensagem do fórum ou o e-mail. Se a flame war continuar, a ação correta a ser tomada é trancar o post. NUNCA se remove um post a não ser como medida drástica. Ao trancar um post, o moderador deve explicitar a razão de ter trancado o post, para que sua posição não seja associada com um “ditador”. Toda a ação drástica de um moderador deve ser explicitada.
Nos fóruns atuais, regidos pela ética da internet, os moderadores não têm poder de remover posts ou banir membros. Tais tarefas se restringem ao administrador. O moderador pode trancar o post e enviar uma mensagem ao administrador requisitando a remoção do post se achar necessário. Quanto aos membros, o moderador pode enviar uma mensagem pedindo que o membro se comporte. Se não for o bastante, uma mensagem ao administrador deverá ser enviada, requisitando o banimento do membro.
É importante lembrar que o moderador é uma pessoa [como outra qualquer] séria [e escolhida para exercer tais funções] mas que não pode usar os poderes moderadores em uso próprio. Só porque um membro não gosta do moderador e começa uma flame war contra aquele, não significa que o tópico pode ser removido sem mais nem menos. Por outro lado, se uma flame war contra um moderador for iniciada e outros membros também fizerem parte da war, pode ser que os membros não estejam de acordo com os métodos do moderador. Nesse caso, o moderador deve ser humilde e ouvir as opiniões expressas na flame war e decidir se as suas ações realmente estão de acordo com a meta do fórum.
No caso do moderador não ser aceito pela comunidade dos membros, o próprio moderador deve ser contatado e suas ações devem ser discutidas entre os membros. Para isso deve sempre haver um Conselho de Membros no qual os membros podem livremente expressar suas idéias sobre o andamento do fórum. Se necessário, uma mensagem pode ser enviada ao administrador para que este examine o caso.

Artur Filipe Gonçalves de Sousa
K Arthur90 – Event Coordinator – http://tinyurl.com/anc-legion/

---

O poeta que em mim habita saúda o poeta que vive em tí. Abrs

Nenhum comentário: